Brasil

Conheça agenda econômica dos principais presidenciáveis

POR GBrasil | 22/10/2017
img/noticias/Conheça agenda econômica dos principais presidenciáveis
P

Políticos que pretendem se lançar na corrida presidencial de 2018 começam a moldar seu discurso econômico e tentam atrair economistas de peso para dar consistência aos seus projetos eleitorais. O tema, em geral inescapável ao debate, deve predominar no próximo pleito, que ocorrerá com o País ainda tentando se desvencilhar de uma das mais severas crises de sua história. Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra quem são as cabeças pensantes por trás dos principais pré-candidatos e quais são as linhas mestras do discurso que eles começam a construir. 

 

Outros candidatos:

 

Lula (PT) 

Participa de um conselho de economistas formados por Márcio Pochmann, Luís Gonzaga Belluzzo, Luciano Coutinho, Nelson Barbosa, Guido Mantega, Aloízio Mercadante, entre outros. Defende a expansão do crédito para elevar o consumo e induzir o crescimento da economia. Acredita que o aumento da dívida pública será assim compensado pelo aumento da arrecadação. Sugeriu uso de reservas internacionais para gasto em infraestrutura. Criticou desonerações feitas por Dilma. 

 

Geraldo Alckmin (PSDB)

Tem buscado aconselhar-se com o ex-presidente do BC Persio Arida. Buscou opinião de Arminio Fraga, Joaquim Levy e Marcos Lisboa e reuniu-se com Eduardo e Roberto Giannetti. Defende o regime geral para a Previdência com as mesmas regras para setor público e privado. Acredita em medidas de austeridade, como congelamento de salários, em momentos de crise. É a favor de privatizações e parcerias público-privadas e defende que o Estado deve se retirar de algumas áreas.

 

João Doria (PSDB)

Tem como principal referência Ana Carla Abrão Costa, ex-secretária de Fazenda de Goiás. Procurou Arminio Fraga e Persio Arida. Tem proximidade com Paulo Rabello de Castro. Defende privatizações de empresas como Petrobrás e Eletrobrás como forma de reduzir o tamanho do Estado, aumentar receitas e reduzir despesas do governo. Vê com bons olhos a participação do setor privado em saúde e educação por meio de organizações sociais. É contra aumento de impostos.

 

Marina Silva (Rede)

Eduardo Giannetti segue como principal interlocutor. Ele se diz disposto a colaborar na elaboração do programa de governo caso Marina confirme sua candidatura à Presidência. Ela concorda que o Brasil precisa de uma reforma da Previdência, mas acredita que os termos da proposta do governo Temer, como o tempo mínimo de contribuição, são inaceitáveis. É contra a privatização da Petrobras e defende uma integração entre crescimento e desenvolvimento sustentável. 

 

Jair Bolsonaro (PSC)

Tenta colar em si o rótulo de liberal e enviou recentemente emissários para sondar alguns economistas desta ala. Ainda não tem definido um grupo de economistas de referência. Bolsonaro assumiu mais recentemente uma postura pró-mercado e promete diminuir o tamanho do Estado. Se eleito, diz que tentará fortalecer os laços entre Brasil e Estados Unidos e se aproximar do governo Trump, além de liminar a compra de empresas brasileiras por chineses. 

 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 22/10/2017 Eleição custou de R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos

Eleições deste ano só não foram mais caras que as de 2014, auge da corrupção envolvendo empreiteiras, que custaram R$5,1 bilhões.

Brasil 22/10/2017 Bolsonaro: há uma parte do governo Temer que funciona

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy é o símbolo desta pequena parte do governo Temer que dá certo. 

Brasil 22/10/2017 Marcelo Aro tenta usar plantão no tribunal para reaver PHS

Aro perdeu o comando do partido para o goiano Eduardo Machado. Ele tenta usar plantão do TJ para atropelar juiz substituto.

Brasil 22/10/2017 Em dois dias, Baldy recebe parlamentares, prefeitos e lideranças de 15 estados

Em ritmo intenso de trabalho, o goiano e ministro das Cidades, Alexandre Baldy, atendeu, em apenas dois dias, representantes de 15 estados.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO