Brasil

CPI da JBS: Marun relator prenuncia dias difíceis para Janot

POR GBrasil | 12/09/2017
img/noticias/CPI da JBS: Marun relator prenuncia dias difíceis para Janot
A

A escolha do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), mais incisivo dos aliados do presidente Michel Temer (PMDB), para a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS prenuncia dias difíceis para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem a tropa de choque do Palácio do Planalto trata como inimigo. É provável que Janot seja convocado a depor assim que encerrar o seu mandato como PGR, no dia 17 de setembro. 

 

A comissão deve apurar as condições em que foi firmado o acordo de delação premiada entre os empresários da JBS e o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Lava Jato. Existe hoje a suspeita - em grande parte alimentada por parlamentares governistas - de que Janot teria orientado extraoficialmente a defesa de Joesley Batista e Ricardo Saud para que conseguissem um acordo generoso com o MPF. É neste ponto que Marun deve insistir, à exaustão. 

 

A delação resultou nas denúncias que envolveram o nome de Temer em participação de esquema de pagamento de propina e troca de favores entre os empresários e o governo. Na semana passada, as investigações sofreram uma reviravolta após a divulgação de um áudio de quatro horas em que os executivos Joesley Batista e Ricardo Saud, da holding, acertam, de acordo com o MPF, a omissão de informações aos investigadores. Os executivos foram presos preventivamente devido aos fatos.

 

Além de um dos principais aliados do governo, Marun recebeu, na sua campanha, recursos de outros candidatos que foram financiados pela JBS. O deputado nega que se sinta impedido para ser relator e que pautará o trabalho da comissão pela “busca da verdade”.

TAGS:

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 12/09/2017 C√Ęmara aprova decreto de interven√ß√£o no Rio

Matéria foi aprovada por 340x72 votos e segue para o Senado, que deve votar a medida ainda nesta terça-feira (20). Não houve emendas.

Brasil 12/09/2017 Governo demite ministra Luislinda Valois

Luislinda ficou conhecida depois que pediu para acumular seu sal√°rio de desembargadora com remunera√ß√£o da pasta alegando ¬ďtrabalho escravo".

Brasil 12/09/2017 Cafetina do mensalão é flagrada roubando comida

Piv√ī do esc√Ęndalo que derrubou o ex-ministro Antonio Palocci, Jeany Mary fornecia prostitutas para autoridades durante governo Lula.

Brasil 12/09/2017 Temer: nova pasta não invadirá competência dos Estados

Presidente ainda afirmou que intervenção no RJ se fez necessária porque violência no Estado se alastrou para outras unidades da Federação.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as not√≠cias do Brasil e do mundo com publica√ß√Ķes realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conte√ļdo jornal√≠stico exclusivo para voc√™.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manh√£ - Jovem Pan-GO