Brasil

Disputa no PSDB nacional: Marconi sai como vitorioso

POR GBrasil | 29/11/2017
img/noticias/Disputa no PSDB nacional: Marconi sai como vitorioso
A

Ao abrir mão de uma candidatura à presidência do PSDB que estava fadada à vitória, o governador Marconi Perillo (Goiás) transmitiu a clara mensagem de que considera a unidade do partido algo mais importante do que projetos pessoais ou de grupos específicos. Mais do que isso: deu uma contribuição decisiva para que seja aprovada a reforma da Previdência e para que Geraldo Alckmin (próximo presidente do PSDB) tenha tempo livre para se dedicar às articulações eleitorais.

 

Quem acompanha o discurso de Marconi desde que começou a se ventilar a possibilidade de ele presidir o diretório do PSDB sabe que o apelo à unidade interna sempre esteve acima de qualquer outra consideração. Em todas as entrevistas que ele tenha dado de agosto para cá, há algum trecho em que ele diz que só aceitaria a missão desde que a sua candidatura não fosse um fator de cizânia interna. 


A ponderação e o equilíbrio renderam pontos ao governador, que ao final deste processo é visto no PSDB como um dos fiadores do projeto eleitoral do partido para 2018. Em contraste com o discurso agressivo e estabanado do senador Tasso Jereissati (CE) e de seus aliados - os cabeças-pretas, Marconi alinha-se ao perfil moderado e responsável de Alckmin, que será o timoneiro do bloco tucano no ano que vem. É claro que o paulista continua a ser a figura de proa deste exército, mas ninguém é capaz de imaginar que qualquer decisão venha a ser tomada no PSDB, de agora em diante, sem antes ser discutida com o governador de Goiás. 

 
DIVIDENDOS

Ao recuar em favor de Alckmin, Marconi não só abre caminho para pacificação interna como libera o governador de São Paulo para se dedicar à negociação com outros partidos. No momento, o PSDB vive um momento delicado, porque potenciais aliados consideram de forma concreta a possibilidade de se unirem em torno do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Alckmin, ciente da importância de se ter uma coligação que garanta a ele bom tempo de televisão, tenta demover PMDB, DEM, PTB, PSD e PR da ideia. O gesto de Marconi foi importante para Alckmin porque, quanto antes o governador paulista entrar neste jogo, maior a possibilidade de êxito. 


A decisão de Marconi também pode ter viabilizado a aprovação da reforma da Previdência, já que Alckmin - interessado em se aproximar do PMDB e do presidente Michel Temer - deve entrar em campo para convencer os cabeças-pretas a votar a favor do texto. Em um cenário que predominasse a beligerância no PSDB, seria impossível imaginar que Temer tivesse apoio de parcela significativa da bancada tucana. Com o PSDB pacificado e Alckmin flertando com Temer, esta possibilidade se torna real. 

 

São razões mais do que suficientes para se afirmar que, de recuo, o gesto de Marconi não teve nada. O governador de Goiás assumirá a primeira vice-presidência do partido, indicará nomes para estrutura de comando do PSDB, se consolidará ainda mais player nacional, ganhou pontos com Alckmin e com o presidente Michel Temer. Trocando em miúdos, ninguém ganhou mais neste processo do que ele. 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 29/11/2017 Eleição custou de R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos

Eleições deste ano só não foram mais caras que as de 2014, auge da corrupção envolvendo empreiteiras, que custaram R$5,1 bilhões.

Brasil 29/11/2017 Bolsonaro: há uma parte do governo Temer que funciona

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy é o símbolo desta pequena parte do governo Temer que dá certo. 

Brasil 29/11/2017 Marcelo Aro tenta usar plantão no tribunal para reaver PHS

Aro perdeu o comando do partido para o goiano Eduardo Machado. Ele tenta usar plantão do TJ para atropelar juiz substituto.

Brasil 29/11/2017 Em dois dias, Baldy recebe parlamentares, prefeitos e lideranças de 15 estados

Em ritmo intenso de trabalho, o goiano e ministro das Cidades, Alexandre Baldy, atendeu, em apenas dois dias, representantes de 15 estados.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO