Brasil

Inmetro entrega à PF primeiro lote de teste de drogas produzido no país

POR GBrasil | 12/08/2017
img/noticias/Inmetro entrega à PF primeiro lote de teste de drogas produzido no país
O

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) entregou na sexta (11) à Polícia Federal o primeiro lote de Materiais de Referência Certificados (MRCs) produzidos no Brasil. Os MRCs são padrões de análise de alta confiabilidade, que auxiliam em investigações criminais para as chamadas drogas de abuso.

 

Os materiais de referência transformam substâncias puras em padrões reconhecidos internacionalmente. Eles são produzidos para reagirem a drogas com pureza elevada, como a cocaína e o composto por flunitrazepam, conhecido como Boa Noite Cinderela, que é usado para adormecer pessoas que ficam, então, reféns de assaltos, golpes e ataques sexuais.

 

O pesquisador do Inmetro Rodrigo Borges, responsável pela produção desses materiais, informou à Agência Brasil que o ponto de partida para a produção nacional dos MRCs foi um pedido do Ministério da Justiça, uma vez que a aquisição no exterior é muito cara.

 

Com a produção pelo Inmetro, o Brasil entra para o seleto grupo de países que produzem MRCs, formado por Austrália, Inglaterra e Estados Unidos sendo que desses, somente a Austrália tem padrão de qualidade similar ao brasileiro, destacou Borges.

 

Ele explica que todo processo na Justiça que envolve drogas precisa de perícia e as análises que os peritos fazem exigem um padrão de referência. "Se não tiver esses materiais, um bom advogado pode derrubar o laudo do perito e implantar uma dúvida se aquele laudo é mesmo droga. Estava acontecendo muito isso. Tinha gente saindo da cadeia, sendo solto, só por conta da ausência de materiais de referência", disse. (da Agência Brasil)

TAGS: PF drogas Brasil

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 12/08/2017 Sarney Filho quer solução ambiental da Itaipu aplicada em outras regiões do país

Ministro do do Meio Ambiente considera programa um dos melhores programas de recuperação de nascentes do mundo

Brasil 12/08/2017 Ministro do Planejamento abre mão de R$ 18 mil da remuneração mensal

Dyogo Oliveira destacou que sua remuneração e a de outros ministros excedem o teto do funcionalismo, de R$ 33,7 mil

Brasil 12/08/2017 Moro nega pedido de Lula para suspender depoimento de ex-presidente

Advogados haviam cobrado o adiamento dos interrogatórios até que seja realizada prova pericial em documentos recém-apresentados

Brasil 12/08/2017 Após decisão de Gilmar Mendes, Barata Filho e Lélis Teixeira deixam presídio

Ambos foram presos no início de julho, durante a Operação Ponto Final, que investiga o pagamento de propinas a políticos no RJ

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO