Marcada para começar em 27 de fevereiro, a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela região Sul terá uma “tônica especial”, disse o vice-presidente nacional do PT e coordenador da caravana, Marcio Macedo, no Twitter. Segundo ele, esta edição promoverá umm “reencontro com a história”.
Além de encontro com o ex-presidente do Uruguai José Mujica, dos dias 27 de fevereiro a 7 de março o ex-presidente visitará o museu do ex-presidente João Goulart e o mausoléu do ex-presidente Getúlio Vargas. Em publicação no site do partido, Macedo disse que Lula também passará pelo museu do legalista Leonel Brizola, embora a parada não esteja no roteiro oficial, divulgado nesta 5ª feira (8.fev.2018).
O PT considera que os episódios ligados aos políticos “podem ser comparados com o período pós-golpe de 2016″. “Lula é o símbolo da luta dos trabalhadores do país e da nacionalidade brasileira. Assim como Getúlio, Lula lutou pela soberania do país e pelo respeito à classe trabalhadora. Já Jango é o símbolo da resistência democrática e Brizola se insurgiu contra o status quo, foi um democrata nacionalista“, diz Macedo no texto.
No mausoléu de Getúlio, será dado destaque ao encontro de Lula com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e às mudanças promovidas pela reforma trabalhista. “Lula vai fazer uma visita histórica à carta da CLT assinada por Getúlio e que Temer rasgou. Então isso possui uma simbologia muito forte, até porque Lula foi um presidente que também olhou para o trabalhador brasileiro.”
Essa será a 4ª edição da caravana Lula e a 1ª depois da condenação do ex-presidente pelo TRF-4. Eis o roteiro:
27.fev
Santana do Livramento (RS): encontro com Pepe Mujica;
Santa Maria (RS): visita à Fazenda Nova Santa Marta;
28.fev
Santa Maria (RS): reunião com reitores e diretores na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria);
São Borja (RS): visita ao museu de João Goulart e ao mausoléu do ex-presidente Getúlio Vargas;
1º.mar
Palmeira das Missões (RS): encontro com movimentos sociais;
2.mar
Passo Fundo (RS): visita aos cursos de saúde da Universidade Federal da Fronteira Sul
Porto Alegre (RS): ato público;
3.mar
Florianópolis (SC): reunião com reitores e diretores de Santa Catarina e ato pela educação
Chapecó (SC): atividade da agricultura familiar;
4.mar
São Miguel do Oeste (SC): visita na produção de leite CooperOeste e ato público;
5.mar
Francisco Beltrão (PR): atividade da agricultura familiar do sudoeste do Paraná. Visita às quedas do Iguaçu. Ato pela reforma agrária;
6.mar
Laranjeiras do Sul (PR): visita ao campus da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e laboratório de ecoagrologia. Encontro com assentados no Assentamento 8 de junho;
Pinhão: encontro regional;
7.mar
Curitiba: ato de encerramento da caravana.
Para IstoÉ, o fator Joaquim Barbosa embaralhou a eleição e se transformou numa alternativa viável à polarização entre esquerda e direita
Autora propõe reflexão sobre o que é possÃvel fazer para combater esse problema alarmante e ajudar quem está pensando em tirar própria vida.
Segundo a denúncia, Aécio pediu a Joesley Batista, em conversa gravada pela PolÃcia Federal (PF), R$ 2 milhões em propina.
Na segunda colocação está Paulo Skaf (MDB), com 20%. Márcio França (PSB) soma 8% dos votos dos entrevistados e Luiz Marinho (PT), 7%.