Brasil

Quem é o goiano vice-líder de Temer na Câmara

POR GBrasil | 07/09/2017
img/noticias/Quem é o goiano vice-líder de Temer na Câmara
O

O presidente Michel Temer (PMDB) oficializou a escolha do deputado federal Lucas Vergílio, do Solidariedade de Goiás, para a função de vice-líder do governo na Câmara. Com 30 anos, é o parlamentar mais jovem da bancada goiana no Congresso Nacional.  

 

Lucas está no exercício do seu primeiro mandato na vida política. Jamais havia se candidatado antes de 2016. Ocupa cargo que, na legislatura passada, era ocupado pelo pai, o ex-deputado Armando Vergílio, que é o grande interlocutor do mercado de seguros do País com o governo federal. 

 

Armando, o pai de Lucas, é um hábil articulador de bastidores. No começo dos anos 2000, apesar de pertencer a um estado com pouca representatividade na economia nacional, liderou o grupo de oposição que tomou o poder na Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), posição que abriu portas para ele em Brasília. 

 

Armando foi titular da poderosa Superintendência de Seguros Privados (Susep) em governo do PT e secretário de estado em gestões de Marconi Perillo (PSDB) e Alcides Rodrigues (PP) como governador. Além de secretário de Trabalho, marcou época também como secretário de Articulação Política, ocasião em que comandou a histórica vitória de Deivison Costa (PTdoB) contra a base do então prefeito Iris Rezende (PMDB) na eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, em 2008.

 

Em 2014, rompido com Marconi, foi o candidato a vice-governador na chapa de Iris. Depois da derrota, afastou-se do velho cacique do PMDB e retornou à base aliada. Hoje, Armando e Lucas são aliados tanto de Temer, quanto de Marconi. 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 07/09/2017 Eleição custou de R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos

Eleições deste ano só não foram mais caras que as de 2014, auge da corrupção envolvendo empreiteiras, que custaram R$5,1 bilhões.

Brasil 07/09/2017 Bolsonaro: há uma parte do governo Temer que funciona

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy é o símbolo desta pequena parte do governo Temer que dá certo. 

Brasil 07/09/2017 Marcelo Aro tenta usar plantão no tribunal para reaver PHS

Aro perdeu o comando do partido para o goiano Eduardo Machado. Ele tenta usar plantão do TJ para atropelar juiz substituto.

Brasil 07/09/2017 Em dois dias, Baldy recebe parlamentares, prefeitos e lideranças de 15 estados

Em ritmo intenso de trabalho, o goiano e ministro das Cidades, Alexandre Baldy, atendeu, em apenas dois dias, representantes de 15 estados.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO