Distrito Federal

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de pessoas na Esplanada

POR Colunista DF | 16/06/2017
img/noticias/Celebração de Corpus Christi reúne milhares de pessoas na Esplanada
C

Cerca de 14 mil pessoas passaram no gramado central próximo à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, para a celebração de Corpus Christi, ao longo desta quinta-feira (15). O governador Rodrigo Rollemberg e a esposa, Márcia Rollemberg, estiveram presentes.

 

A noite terminou com uma hora e meia de missa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio Rocha, e uma procissão em volta do gramado, com velas.


A noite terminou com uma hora e meia de missa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e uma procissão em volta do gramado, com velas. Na caminhada, os fiéis costumam pedir três bênçãos — a primeira pelos doentes, a segunda pelo Brasil e pelos governantes e a terceira pelas famílias.

 

Desde as 6h30 de hoje, jovens de diversas paróquias de Brasília ajudaram a confeccionar o tapete de 150 metros por onde começou a procissão desta noite. Para fazer os 30 quadros com desenhos que marcam a data, os fiéis usaram 50 sacos de serragem, 30 de palha de arroz e 900 tubos de tinta líquida, além de areia, sal, borra de café e cartolina.

 

O significado do Corpus Christi
Em latim, a expressão Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A data celebra a instituição da Eucaristia — o corpo e o sangue de Cristo —, conhecida como Santíssimo Sacramento. A solenidade ocorre 60 dias depois da Páscoa.

 

Em Brasília, a missa é feita desde 1961, na Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul. De lá, seguia para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre as Quadras 307 e 308 Sul. Em 1978, mudou para a Esplanada dos Ministérios, com a montagem do tapete.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Distrito Federal 16/06/2017 Exclusivo: Roriz é outra vez internado no DF

Ex-governador é paciente renal crônico e diabético. Além disso, sobre de síndrome demencial de etiologia mista, decorrente de Alzheimer.

Distrito Federal 16/06/2017 Frejat tenta consolidar candidatura com apoio de Arruda e Filippelli

É no apoio político dos dois, citados em denúncias de corrupção e na Lavajato, que Frejat busca as condições para consolidar sua postulação.

Distrito Federal 16/06/2017 Em Brasília, será Rollemberg contra enrolados na Lavajato

Contra Rollemberg há, por enquanto, dois pré-candidatos a governador: Agnelo Queiroz (PT) e Jofran Frejat (PR). Frejat é o nome de Arruda.

Distrito Federal 16/06/2017 Rollemberg recolocou Brasília nos trilhos, diz secretário

Secretário de Comunicação do Distrito Federal afirma que atual governador realiza gestão séria, honesta e eficiente.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO