Distrito Federal

Saidão vai liberar 1.031 presos na quarta

POR GBrasil | 10/10/2017
img/noticias/Saidão vai liberar 1.031 presos na quarta
A

A partir das 7 horas desta quarta-feira (11), terão direito à sétima saída especial — o chamado saidão — do ano 1.031 detentos do sistema prisional do Distrito Federal. Os beneficiados com a medida deverão retornar às penitenciárias até as 10 horas de segunda-feira (16).

 

Desse total, 51 são do sexo feminino, de acordo com levantamento prévio da Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

 

Pode usufruir do benefício o sentenciado que atenda a requisitos previstos em portaria da Vara de Execuções Penais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

 

A medida contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo, saídas temporárias ou que já saíram em datas comemorativas nos outros anos.

 

Aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder direito ao regime semiaberto quando for recapturado, caso haja decisão da Justiça, além de responder a inquérito disciplinar.

 

O afastamento temporário é previsto pela Portaria nº 6, de 2001, de 15 de março de 2001 (alterada pela Portaria nº 12, de 2001, de 26 de maio de 2001), desde que os detentos tenham gozado do benefício, ininterruptamente e sem ocorrências, pelos últimos seis meses.

 

Por meio da Portaria nº 1, de 2017, e de acordo com a Lei de Execuções Penais, o TJDFT determinou dez saídas temporárias de presos neste ano, com um total de 35 dias.

 

Em 2016, foram seis saidões: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano-Novo.

 

Neste ano, já houve seis: Páscoa, Dia das Mães, em junho, em julho, a do Dia dos Pais e a última em setembro. As saídas não são necessariamente vinculadas a datas comemorativas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, essa avaliação cabe à Justiça.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Distrito Federal 10/10/2017 Frejat desiste de ser candidato e favorece Rollemberg

Ele já havia rompido com ex-governador José Roberto Arruda, acusando-o de tentar controlar sua campanha e pressionar pela indicação do vice.

Distrito Federal 10/10/2017 Exclusivo: Roriz é outra vez internado no DF

Ex-governador é paciente renal crônico e diabético. Além disso, sobre de síndrome demencial de etiologia mista, decorrente de Alzheimer.

Distrito Federal 10/10/2017 Frejat tenta consolidar candidatura com apoio de Arruda e Filippelli

É no apoio político dos dois, citados em denúncias de corrupção e na Lavajato, que Frejat busca as condições para consolidar sua postulação.

Distrito Federal 10/10/2017 Em Brasília, será Rollemberg contra enrolados na Lavajato

Contra Rollemberg há, por enquanto, dois pré-candidatos a governador: Agnelo Queiroz (PT) e Jofran Frejat (PR). Frejat é o nome de Arruda.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO