Goiás

Eliton toma medidas para evitar falta d'água em Goiás

POR Colunista GO | 08/08/2018
img/noticias/Eliton toma medidas para evitar falta d'água em Goiás
G

Garantir abastecimento de água para população é prioridade do governo, disse nesta quarta-feira o governador José Eliton (PSDB). Eliton afirma que foi adotada uma agenda de ações para a Bacia do Rio Meia Ponte, responsável por abastecer a região metropolitana de Goiânia. Há previsão de que aconteça em 2018 a maior estiagem dos últimos 20 anos.

 

“No caso de Anápolis, conseguimos solucionar a questão hídrica com a transposição do córrego Capivari para o Ribeirão Piancó. A construção do Complexo Corumbá IV está em fase final, e por meio do Consórcio Saneago/Caesb vamos abastecer o Entorno Sul do Entorno Sul do DF e Brasília”, explica o governador.

 

GOIÂNIA E APARECIDA
A obra da adutora que fará a interligação das estações Mauro Borges e ao Meia Ponte - fundamental para região metropolitana - já está 80% concluída. A estimativa, conforme o governador, é que na primeira de setembro comece a operar a transposição entre as duas estações, de modo a garantir oferta de água para a Grande Goiânia no período mais crítico da seca.

 

Eliton ressalta que a adoção do Decreto de Emergência Hídrica no Meia Ponte garantiu a vazão de mil litros por segundo no curso d'água em relação ao mesmo período do ano passado, resultado de uma fiscalização mais rigorosa contra captação irregular e do monitoramento do consumo dos outorgados. Com o aval da Justiça Eleitoral, entrará no ar uma campanha de conscientização da Saneago pelo uso racional da água, pois esta é uma questão de uso coletivo.

 

Eliton disse que o governo determinou aos outorgados que instalem hidrômetros e orientem agricultores a utilizar tecnologias que reduzam o desperdício.

 

O governador lembrou ainda que em algumas cidades do interior pode ocorrer um ou outro caso sazonal de desabastecimento. “Recentemente houve uma situação na cidade de Pirenópolis. São Luís de Montes Belos também está com atenção especial. Outras cidades estão sendo monitoradas atentamente pela Secima e Saneago, dentro de um trabalho planejado”, concluiu.

TAGS:

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 08/08/2018 Ibope: Eliton dobra na espontânea. Caiado estaciona

Comparando esta Ibope com a do dia 13 de julho, Eliton tinha 4% na espontânea. Agora está com 7%. Caiado tinha 17% e continua assim.

Goiás 08/08/2018 Ibope/TV Anhanguera: Em 1 semana, Caiado cai 4 pontos

Na Serpes divulgada no último domingo, o candidato a governador do DEM registrou 39,7%. Na Ibope desta sexta-feira, 36%.

Goiás 08/08/2018 2º turno à vista: diferença de Caiado para adversários cai para três pontos

Na pesquisa Ibope desta sexta, Caiado apareceu com 36%. Juntos, seus adversários têm 33%. Para vencer no 1º turno, ele não pode mais cair.

Goiás 08/08/2018 Lucas conquista apoio de Jânio Darrot em Trindade

Depois da adesão de Thiago Peixoto, que desistiu da reeleição, Lucas recebe apoio do prefeito de Trindade.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO