Goi√°s

Marconi é o mais influente nas redes sociais

POR Colunista Poder | 27/06/2017
img/noticias/ Marconi é o mais influente nas redes sociais
O

O governador Marconi Perillo (PSDB) ultrapassou o senador Ronaldo Caiado (DEM) e assumiu o posto de político goiano mais influente nas redes sociais. É o que mostra pesquisa realizada pela empresa Eureka Comunicação, especialidade em mídias digitais. É a primeira vez que o governador aparece no primeiro lugar desde que o Diário da Manhã começou a publicar com regularidade os rankings de influência nas redes sociais, em março de 2016. A pesquisa foi feita entre 25 de maio e 25 de junho.

 

Marconi ultrapassou Caiado devido ao aumento significativo na quantidade de conteúdo publicado. O volume de material cresceu diante da agenda movimentada do programa Goiás na Frente, onde Marconi chega a visitar até seis municípios num único dia de trabalho. A divulgação da assinatura de convênios e entrega de benefícios deu mais visibilidade aos perfis do governador no Twitter, Instagram de Facebook.

 

O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (interações divididas pelos número seguidores e fãs durante o período analisado) e Engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado).

 

Com mais de 500 mil seguidores no Twitter, Instagram e Facebook, Marconi virou referência nas redes sociais e há pelo oito anos aparece entre os políticos mais interativos e influentes nas redes, até mesmo em rankings e reportagens nacionais. O governador goiano usa a plataforma digital para prestar contas da administração e também compartilha momentos pessoais, ao lado da família e amigos.

 

Caiado caiu para o segundo lugar, na frente do deputado federal Delegado Waldir (PR), famoso por postar muitas cenas de crimes e violência. Na quarta posição está o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), que reforçou sua atuação nas redes neste ano e agora ocupa os primeiros lugares. Na sequência aparece o vereador Jorge Kajuru (PRP). O senador Wilder Morais (PP) também virou figura carimbada nas listas mais recentes.

 

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), é o único gestor municipal na lista. o deputado federal Marcos Abrão (PPS) também integra a lista. O vice-governador José Eliton (PSDB) e o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) voltam a marcar presença no ranking depois de figurarem na lista na primeira edição, em março do ano passado.

 

Ranking
O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo.

 

Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.

 


Governador inova com vídeos de prestação de contas e transmissões ao vivo
Neste ano, o governador Marconi avançou nas redes sociais. A produção de vídeos hoje acompanha a agenda do governador com o programa Goiás na Frente em todas as cidades visitadas. Em apenas um dia, Marconi chega a visitar seis municípios. No máximo 20 minutos depois de entregar benefícios ou assinar convênios nas cidades do interior, o vídeo com Marconi prestando contas já é postado nas suas redes sociais.

 

Outra novidade para este ano são as transmissões ao vivo. Os principais eventos do governo de Goiás são transmitidos ao vivo pelo Facebook do governo estadual e na página pessoal de Marconi. "Quando fazemos uma transmissão ao vivo estamos prestando contas e sendo transparentes com os cidadãos", diz Marconi.

 

Entrevista com o governador


O que este primeiro lugar no ranking significa?
Mostra que estamos sendo transparentes e tendo uma comunicação direta e didática com a população. Nosso objetivo é divulgar as ações de governo de forma ágil e responsável. O trabalho nas redes sociais está no caminho certo e buscamos sempre aprimorá-lo.

Qual a importância das redes sociais para um governante?
Possibilita ao gestor ter uma noção mais ampla e imediata das demandas. Também proporciona uma interação direta com os cidadãos. Conseguimos dar respostas e explicar programas e ações muito importantes.

Quais foram as principais novidades nas suas redes neste ano?
Aumentamos a produção de vídeos e transmissões ao vivo. Tudo para aumentar a transparência das ações do governo. O esforço de toda a equipe é para ser ágil e mostrar o trabalho que fazemos para que Goiás avance cada vez mais.


Veja o ranking


Marconi Perillo
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 9
Influência = 25


Ronaldo Caiado
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 8
Influência = 24


Delegado Waldir
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 7
Influência = 23


Thiago Peixoto

Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 8
Influência = 21


Jorge Kajuru
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 20


Wilder Morais
Interações = 6
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 19


Evandro Magal
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 8
Influência = 19


Marcos Abrão
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 7
Influência = 18

Daniel Vilela
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência 17


José Eliton
Interações = 5
Alcance = 4
Engajamento = 8
Influência = 17

 

(Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goi√°s 27/06/2017 CRLV Digital: Baldy facilita vida dos motoristas de Goi√°s

Condutores goianos ter√£o, a partir de agora, a documenta√ß√£o do ve√≠culo e carteira de habilita√ß√£o reunidos em um √ļnico aplicativo de celular.

Goiás 27/06/2017 PF prende outra vez Joesley, filho pródigo de Anápolis

Sócio-proprietário do grupo J & F é acusado de pagar propina em troca de favores do Ministério da Agricultura. Dois ex-ministros fram presos

Goi√°s 27/06/2017 Desleixo de Iris faz buracos se multiplicarem em Goi√Ęnia

Iris de antes já teria resolvido há muito tempo o problema. Como de fato resolveu em meados da década passada, no seu retorno à prefeitura.

Goiás 27/06/2017 Elias Vaz defende que PSB seja oposição a Caiado

Se o saudoso Miguel Arraes, fundador do PSB, estivesse vivo, o GBrasil aposta tudo que não aceitaria esta eventual aliança.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as not√≠cias do Brasil e do mundo com publica√ß√Ķes realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conte√ļdo jornal√≠stico exclusivo para voc√™.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manh√£ - Jovem Pan-GO