Goiás

Número alto: fila por UTI tem 42 pacientes nesta segunda

POR Colunista GO | 12/03/2018
img/noticias/Número alto: fila por UTI tem 42 pacientes nesta segunda
O

O site da Secretaria Municipal de Saúde informa que há 42 pacientes à espera de UTI nos hospitais de Goiânia nesta segunda-feira. O encargo de encaminhar os doentes para os leitos disponíveis é da prefeitura de Goiânia (em um departamento chamado Regulação). 

 

É um número muito alto. E pior: condizente com a média dos últimos meses.

 

Na última sexta-feira, a secretária Fátima Mrué acusou hospitais de negarem acesso de 81 pacientes a UTIs ociosas e credenciadas ao SUS só no mês de janeiro, o que é ilegal. 

 

O delegado Thiago Damasceno, da Polícia Civil, investiga um esquema de seleção de pacientes para UTIs que envolveria funcionários da prefeitura. Este esquema teria objetivo de dar prioridade a pacientes mais “lucrativos”.

 

Dados que estão nas mãos do delegado mostram que em 2016 e 2017 houve, todos os dias, uma quantidade significativa de leitos desocupados enquanto pessoas morriam.

 

Entre agosto e dezembro de 2016, a média de leitos desocupados por dia foi de 89 UTIs adulto e 32 UTIs neonatal. Entre agosto e dezembro de 2017, a média diária foi de 128 leitos de UTI adulto e 39 leitos de UTI neonatal.

 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 12/03/2018 Derrota de Dona Iris serve de alerta ao marido

Urnas deram recado ao prefeito: se ele se candidatar à reeleição em 2020, a chance de derrota é altíssima.

Goiás 12/03/2018 Eleição consagra os maiores pé-frios de Goiás

Dona Iris (MDB), Lívio Luciano (Podemos) e Walter Paulo (PRTB) se tornaram maiores especialistas em derrotas eleitorais que Goiás já teve.

Goiás 12/03/2018 Marconi cresce na reta final da disputa pelo Senado

Marconi beneficiou-se com a mobilização da base aliada no Entorno do Distrito Federal e com o noticiário negativo sobre Jorge Kajuru (PRP). 

Goiás 12/03/2018 Solidariedade expulsa Rodrigão e dissolve partido em Catalão

A legenda era comandada no município pelo vereador Rodrigo Carvelo, que perdeu o direito de ser candidato a deputado estadual nesta eleição.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO