Goiás

Público lota Palácio da Música para ver Nelson Freire com Filarmônica

POR GBrasil | 18/06/2017
img/noticias/Público lota Palácio da Música para ver Nelson Freire com Filarmônica
A

Aclamado por uma plateia que lotou o Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), um dos maiores pianistas da atualidade, Nelson Freire, fez uma apresentação maravilhosa neste sábado, dia 17, em Goiânia. Com a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), sob a regência do maestro Neil Thomson, Nelson Freire interpretou, entre outros, o Concerto N 4, de Beethoven, em um dos últimos concertos antes da implantação do novo modelo de gestão da Orquestra de Goiás.

 

Uma das três maiores orquestras do país, a OFG passará a ser administrada por meio da gestão compartilhada entre o Governo de Goiás e a organização social Elysium Sociedade Cultural. A secretária Raquel Teixeira fez o comunicado ao público, em nome do governador Marconi Perillo, pouco antes do concerto.

 

​Ela falou do novo modelo de gestão e elogiou o brilhantismo do conjunto musical goiano. “Vocês conquistaram Goiás”, disse. Raquel destacou ainda a direção artística, do maestro britânico Neil Thompson, regente titular da orquestra, desde 2014. De acordo com Raquel, o maestro Thompson imprimiu um nível internacional de qualidade e excelência artística à OFG. “Eles é um dos mais brilhantes e versáteis da sua geração.”
A secretária também agradeceu o trabalho do chefe do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Lisandro Nogueira, da superintendente administrativa de Atividades Culturais, Guaraciaba Rosa de Oliveira, e dos ex-superintendentes da OFG, a pianista Ana Elisa dos Santos Cardoso e o maestro Marshal Gaioso, pela condução do processo para o novo ciclo de gestão compartilhada.

 

O resultado oficial do Chamamento Público para Organização Social da OFG foi lido em sessão pública no Centro Cultural Oscar Niemeyer em 26/05 e o contrato foi outorgado no dia 15/06. O Edital prevê até 120 dias para transição.

 

De acordo com a secretária, a gestão com a Elysium Cultural dará à parte administrativa e burocrática da OFG mais agilidade, flexibilidade e modernidade.

Nelson Freire

Ao referir-se ao pianista Nelson Freire, Raquel Teixeira fez um duplo agradecimento: por ele ser quem é e por ter vindo a Goiânia se apresentar com a Orquestra Filarmônica de Goiás

Além do Concerto n.4, de Beethoven, o programa da noite incluiu as obras: Phèdre, de Massanet; Variações sobre um tema brasileiro, de Braga e a Sinfonia em sol menor, de Nepomuceno.

Nascido em Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, Nelson Freire é um dos artistas mais importantes no cenário da música clássica. Recebeu honrarias e condecorações em diversos países e se apresenta regularmente com orquestras e regentes de primeira grandeza, em salas de concerto do mundo todo.​

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 18/06/2017 Presidente do Paraguai visita Goiás no dia 20

Horário Cartes deseja estreitar laços comerciais com Estado. Será também uma forma de retribuir visita recente de Marconi ao País.

Goiás 18/06/2017 MP vai investigar irregularidades apontadas por CEI da Saúde em Goiânia

O coordenador do CAO da Saúde considera as denúncias graves e afirma que todas serão investigadas

Goiás 18/06/2017 Sai o edital do concurso público para professores da UEG

Catorze vagas são destinadas ao curso de Medicina em Itumbiara

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO