Goiás

Surreal: promotor quer impedir Procon de fiscalizar abuso dos postos de gasolina

POR Colunista GO | 10/10/2017
img/noticias/Surreal: promotor quer impedir Procon de fiscalizar abuso dos postos de gasolina
E

Em ato inédito, surreal e que envergonha a banda séria do Ministério Público de Goiás, o promotor Fernando Krebs instaurou inquérito civil público para impedir o Procon de fiscalizar, autuar e multar postos de combustível do Estado que estejam a praticar irregularidades como adulteração de gasolina, alinhamento de preços ou vazamento de bombas. 

 

A instauração de inquérito atende a pedido do Sindicato dos donos de postos de combustível, que move uma intensa batalha contra os órgãos de fiscalização. Apesar de ser o autor da ação, o GBrasil apurou que o próprio Sindiposto está surpreso com a generosidade de Krebs em defender a causa deles - já que o MP é forjado em lutas como a defesa do consumidor. 

 

Igualmente espantado está o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), que atua em parceria com o Procon na coação de abusos praticados na venda de combustível. O Sindepol não esperava, em hipótese alguma, este movimento do promotor. Restou reagir com impetração de mandado de segurança contra Krebs, protocolado na tarde desta segunda-feira. 

 

“Contraditoriamente, atuando como membro do Ministério Público, órgão que possui como um dos papéis a defesa dos direitos da coletividade, o citado promotor busca impedir que o órgão estadual de defesa do consumidor, Procon, exerça sua legítima função de fiscalizar e autuar referido segmento empresarial”, lamenta, em nota, a presidente do Sindepol, Silvana Nunes Ferreira.

 

COMPETÊNCIA

Desde que o Procon passou a atuar em parceria com a Polícia Civil em operações de fiscalização contra postos de gasolina, o Sindiposto intensificou também a sua reação. Até que, em dezembro de 2016, moveu ação judicial na 2ª vara da Fazenda Pública Estadual contra o Estado de Goiás, com objetivo de impedir que Procon fiscalizasse postos e autuasse empresários por práticas vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor. 

 

No entanto, a Justiça negou liminarmente o pedido dos empresários e asseverou a legítima competência do Procon. 

 

Em 14 de setembro de 2017, Krebs expediu Portaria com determinação para instauração de Inquérito contra a atual superintendente do Procon e seu gerente de fiscalização, citando os mesmos argumentos que já haviam sido expostos pelo do Sindiposto na ação anterior. Ou seja: o promotor sustenta que, ao fiscalizar os postos, o Procon invade competências da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Inmetro e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Alega, ao final, que a superintendente e o gerente do Procon, vejam só, praticaram ato de improbidade. Surreal.

 

A presidente do Sindepol protesta: “a conduta do promotor é incoerente com a função do próprio Ministério Público, que atua na defesa do consumidor. Tanto que o Procon e a Decon recebem mensalmente dezenas de requisições do Ministério Público do Consumidor determinando operações de fiscalização e instauração de inquéritos por práticas de abuso da parte de determinados postos de gasolina”.

 

O Sindepol diz que o mandado de segurança contra Krebs visa sustar uma grave ameaça não apenas à delegada Darlene Araújo, superintendente do Procon, como também à toda comunidade, “por ensejar o enfraquecimento este órgão constituído para defender os consumidores goianos”. 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 10/10/2017 Presidente do Paraguai visita Goiás no dia 20

Horário Cartes deseja estreitar laços comerciais com Estado. Será também uma forma de retribuir visita recente de Marconi ao País.

Goiás 10/10/2017 MP vai investigar irregularidades apontadas por CEI da Saúde em Goiânia

O coordenador do CAO da Saúde considera as denúncias graves e afirma que todas serão investigadas

Goiás 10/10/2017 Sai o edital do concurso público para professores da UEG

Catorze vagas são destinadas ao curso de Medicina em Itumbiara

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO