Goiás

TRE nega pedido para tirar vídeos de Eliton das redes

POR Colunista GO | 15/05/2018
img/noticias/TRE nega pedido para tirar vídeos de Eliton das redes
O

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral Juliano Taveira Bernardes rejeitou pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) pela retirada de vídeo veiculado na página do governador José Eliton no Facebook sob o argumento de que o material não infringe a legislação. Em sua decisão, o magistrado afirma que o conteúdo veiculado não caracteriza propaganda eleitoral antecipada, porque não houve pedido explícito de voto e indeferiu a solicitação de liminar.

 

"O vídeo impugnado nesta representação não contém pedido explícito de voto em favor do personagem retratado, atual governador do Estado, e suposto candidato à reeleição", diz a decisão de Juliano Taveira Bernardes. Segundo o magistrado, "aquilo que licitamente se pode fazer no período da pré-campanha (propaganda sem pedido explícito de voto) não se torna implicitamente ilícito à luz da proibição legal dirigida a outro momento do calendário político".

 

O juiz afirma ainda que "não há impedimento à veiculação atacada, nem sequer do ponto de vista das regras atualmente vigorantes em relação ao custeio das pré-campanhas". Assim, o magistrado do TRE observa e conclui que "conforme jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o material divulgado pelo Facebook, sem pedido explícito de voto, se descaracteriza a ilicitude da propaganda".

 

Esta é a segunda vitória de José Eliton na Justiça Eleitoral nos últimos três dias. No domingo, foi divulgada decisão do desembargador do TRE Zacarias Neves Coêlho pela rejeição e arquivamento imediato do pedido de abertura de ação feito pelo senador Ronaldo Caiado (DEM) contra o governador também sob o argumento de antecipação do processo eleitoral.

 

O magistrado disse que, ao contrário do que alegou Caiado, não há qualquer razão para a abertura de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e que não houve qualquer conduta passível de pena na entrega de cartões do programa Renda Cidadã e na participação na reunião do PTB em Itumbiara pelo governador, no mês passado. O magistrado disse que José Eliton participou das atividades exclusivamente como governador de Goiás.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Goiás 15/05/2018 80% dos prefeitos apoiam Marconi para o Senado

São cerca de 200 prefeitos das mais variadas siglas, muitas de oposição, que apoiam o ex-governador nesta eleição.

Goiás 15/05/2018 Nos bastidores, staff de Caiado já loteia cargos do governo

Entourage que cerca Caiado já discute formação do secretariado. O staff de Caiado não tem mais dúvidas de que ele vencerá a eleição.

Goiás 15/05/2018 Nelto espalha fake news para atrapalhar José Eliton

Na contramão de quem combate a repercussão de falsas notícias, Nelto se apropria da prática para tentar tumultuar o processo pré-eleitoral.

Goiás 15/05/2018 Deu na Veja: Caiado seduziu Adib com carona de jatinho

Veja ironizou nesta sexta-feira, 20, a escolha do prefeito emedebista de Catalão, Adib Elias, para a coordenação da campanha de Caiado.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO