Mato Grosso

Prefeitura de Jaciara atua para garantir empregos gerados pela Usina Porto Seguro

POR Colunista MT | 30/07/2018
img/noticias/Prefeitura de Jaciara atua para garantir empregos gerados pela Usina Porto Seguro
E

Enquanto a situação do Rio Tenente Amaral, em Jaciara, volta à normalidade, quatro dias depois do vazamento de vinhaça (resíduo orgânico resultante da moagem da cana-de-açúcar) provocado por um acidente em um tanque, o prefeito de Jaciara, Abdo Mohammad, atua em duas frentes: acompanhar possíveis impactos ambientais – há dois dias a prefeitura não recebe reclamações relacionadas ao vazamento – e buscar que a Usina Porto Seguro volte ao funcionamento, ao mesmo tempo em que atende as exigências feitas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em vistoria no local.

 

No final da manhã desta segunda-feira, 30, Abdo se reuniu com vereadores da cidade. Juntos, eles decidiram manter a programação da 12ª edição da Temporada de Esportes Radicais de Jaciara, que será realizada de 7 a 30 de setembro no município, atraindo participantes de todo o País para diversas modalidades esportivas, como rafting, off-road de rally de regularidade, caiaque extremo, motocross, paraglider, jeep cross, mountain bike e veloterra, entre outras. “A temporada está mantida”, informou o prefeito, ao final da reunião, observando que as águas estão com aparência cristalina e sem odor.

 

“Aguardamos o resultado das análises da água, mas é possível ver que a aparência é normal”, relatou Abdo. Um totem com a contagem regressiva para a abertura do evento foi instalado na Praça Tamoios, no Centro de Jaciara.

 

“Estamos conversando com empresas e sitiantes instalados na zona rural de Jaciara e acompanhando a situação de perto, estamos ouvindo as pessoas”, informou o prefeito. Mas, além da preocupação ambiental, Abdo confessa ter outra: o possível impacto social para a cidade com a paralisação das atividades da usina. “É a maior geradora de empregos da cidade e da região, tememos pelos danos que podem ser provocados se ela ficar parada por mais tempo”, afirmou o prefeito de Jaciara. “Queremos, é claro, que a usina resolva os problemas apontados pela Sema, mas, na medida do possível, que essas correções sejam feitas com ela em funcionamento, pois são milhares de pessoas que tiram seu sustento de lá”. A Usina Porto Seguro gera cerca de 1,5 mil empregos.

 

CONTENÇÃO
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jaciara, Joel de Souza Lima também afirma que a água do Rio Tenente Amaral e de outros mananciais próximos, como o Córrego Verde, está aparentemente normal, límpida e sem odor. “A contenção do vazamento foi feita de imediato, reconhecemos que o pessoal da usina agiu com muita rapidez”, afirmou Joel, relatando que muitas pessoas telefonam diretamente para ele quando têm algum problema. “No primeiro dia, tivemos algumas reclamações, mas faz dois dias que não recebemos nenhum contato, o que também sinaliza que as consequências aparentes do vazamento já foram minimizadas”, disse.

 

Joel lamentou o acidente, que provocou o vazamento da vinhaça, e disse reconhecer os esforços dos novos donos da Usina Porto Seguro para recuperar a empresa, adquirida em uma recuperação judicial, à beira da falência. “Reconhecemos as dificuldades enfrentadas pela direção e torcemos para que tudo volte à normalidade, a empresa faz muita falta para a região inteira”, assegurou o secretário de Meio Ambiente de Jaciara.

 

USINA
A Usina Porto Seguro informa que fez o trabalho de contenção e os reparos apontados por fiscais da Sema, em vistoria realizada há cerca de um mês. Foi justamente em uma dessas obras que ocorreu o acidente que provocou o vazamento de vinhaça. A usina está com engenheiros e técnicos no local para fazer o projeto de novos tanques, que deverá ser apresentado nas próximas horas. A empresa garante que todas as providências pontuais foram tomadas imediatamente após o incidente e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos. Explica ainda que a interdição feita pela Sema no mês passado foi parcial e que todos os equipamentos lacrados permanecem nessa situação, mas, como todas as necessidades apontadas pelo órgão ambiental foram sanadas, já havia requerido licença para voltar ao pleno funcionamento.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mato Grosso 30/07/2018 Laudo mostra que água em Jaciara está própria para banho e prática de esportes

Primeiras an√°lises qu√≠micas realizadas no Rio Tenente Amaral confirmam o que observa√ß√£o j√° apontava: √°gua est√° em boas condi√ß√Ķes

Mato Grosso 30/07/2018 Usina Porto Seguro repara estruturas e águas voltam à normalidade

Problemas pontuais nos tanques de contenção da empresa de resíduos foram sanados. Estado atesta eficiência das medidas.

Mato Grosso 30/07/2018 Dono da Caramuru fecha acordo de delação

Alberto de Souza se comprometeu a explicar fraude que transformou um auto de infra√ß√£o de R$ 65 milh√Ķes em multa de R$ 350 mil.

Mato Grosso 30/07/2018 Marconi promove paz no PSDB do Mato Grosso

Principais nomes do PSDB de Mato Grosso, Leit√£o e Taques vinham se estranhando nos √ļltimos meses. Governador pacificou o conflito.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as not√≠cias do Brasil e do mundo com publica√ß√Ķes realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conte√ļdo jornal√≠stico exclusivo para voc√™.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manh√£ - Jovem Pan-GO