Mundo

Catalunha declara independência nesta terça

POR Colunista Mundo | 10/10/2017
img/noticias/Catalunha declara independência nesta terça
&

 

A polícia reforçou a segurança no Parlamento catalão, nesta terça-feira, à medida que o líder da região, Carles Puigdemont, se prepara para falar a uma sessão que pode declarar de maneira unilateral a independência da Catalunha do restante da Espanha, apesar de alertas de Madri sobre contramedidas.

 

Puigdemont, um ex-jornalista de 54 anos, realizou uma reunião do governo local na manhã desta terça-feira para decidir como avançar com um impulso de independência que despertou fortes emoções na região e causou preocupação em Estados parceiros da Espanha da União Europeia.

 

A polícia catalã, armada com fuzis automáticos, montou guarda no Parc de la Ciutadella, em Barcelona, que abriga o Parlamento regional;. A polícia nacional espanhola, criticada por separatistas devido ao uso de força durante o referendo do dia 1º de outubro, não foi vista.

 

Uma declaração de independência aprofundaria a maior crise política da Espanha desde uma tentativa de golpe militar em 1981, e quase certamente desencadearia duras contramedidas por parte de Madri, possivelmente incluindo a suspensão do governo regional.

 

Manifestantes pró-independência devem se reunir em frente ao prédio do Parlamento para o discurso de Puigdemont, marcado para as 13h (horário de Brasília).

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 10/10/2017 Redes sociais estão dilacerando sociedade, diz ex-executivo do Facebook

Chamath Palihapitiya afirma que internet constrói mundo sem discursos civis, sem cooperação, com desinformação e com falsidade.

Mundo 10/10/2017 Argentina: juiz manda prender Cristina Kirchner

Suspeita-se que Cristina sabia da atuação do Irã no atentado à sede da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) em 1994, que matou 85.

Mundo 10/10/2017 Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

O status de Jerusalém tem sido um dos problemas mais espinhosos dos esforços de paz do Oriente Médio

Mundo 10/10/2017 Ministro da Fazenda disputa Presidência… no México. É o sonho de Meirelles

Ex-ministro da Fazenda que disputa Presidência contra populista de esquerda. Poderia ser narrativa brasileira, mas isto acontece no México.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO