Mundo

Catalunha declara independência nesta terça

POR Colunista Mundo | 10/10/2017
img/noticias/Catalunha declara independência nesta terça
&

 

A polícia reforçou a segurança no Parlamento catalão, nesta terça-feira, à medida que o líder da região, Carles Puigdemont, se prepara para falar a uma sessão que pode declarar de maneira unilateral a independência da Catalunha do restante da Espanha, apesar de alertas de Madri sobre contramedidas.

 

Puigdemont, um ex-jornalista de 54 anos, realizou uma reunião do governo local na manhã desta terça-feira para decidir como avançar com um impulso de independência que despertou fortes emoções na região e causou preocupação em Estados parceiros da Espanha da União Europeia.

 

A polícia catalã, armada com fuzis automáticos, montou guarda no Parc de la Ciutadella, em Barcelona, que abriga o Parlamento regional;. A polícia nacional espanhola, criticada por separatistas devido ao uso de força durante o referendo do dia 1º de outubro, não foi vista.

 

Uma declaração de independência aprofundaria a maior crise política da Espanha desde uma tentativa de golpe militar em 1981, e quase certamente desencadearia duras contramedidas por parte de Madri, possivelmente incluindo a suspensão do governo regional.

 

Manifestantes pró-independência devem se reunir em frente ao prédio do Parlamento para o discurso de Puigdemont, marcado para as 13h (horário de Brasília).

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 10/10/2017 Goleada: Putin reeleito na Rússia com 76,6%

Em seu discurso após declarar vitória, neste domingo, presidente reeleito afirma que Rússia está fadada à vitória.

Mundo 10/10/2017 Físico Stephen Hawking morre aos 76 anos

Hawking chamava atenção pelo contraste entre sua vitalidade intelectual e sua fragilidade física. Ele sofria de doença degenerativa.

Mundo 10/10/2017 Apple tem lucro recorde no trimestre

Trata-se do melhor trimestre da história da companhia. Uma alta de 12% em relação ao mesmo período de 2016.

Mundo 10/10/2017 Justiça do Peru cobra R$ 1 bi da Odebrecht

Trata-se de reparação pelos danos e prejuízos causados ao país pela corrupção praticada pela empresa, uma das estrelas da Lava Jato.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO