Mundo

EUA deixam Unesco

POR Colunista Mundo | 12/10/2017
img/noticias/EUA deixam Unesco
O

Os Estados Unidos irão deixar a Unesco, a agência de educação e cultura da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 31 de dezembro deste ano, anunciou o Departamento de Estado norte-americano em comunicado nesta quinta-feira.

 

“Essa decisão não foi tomada facilmente, e reflete as preocupações dos EUA com crescentes contas atrasadas na Unesco, a necessidade de reformas fundamentais na organização e o contínuo viés anti-Israel na Unesco”, disse o departamento, acrescentando que os EUA irão buscar “continuar engajados... como Estado observador não membro, de forma a contribuir com as visões, perspectivas e expertise dos EUA”.

 

A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lamentou a decisão dos EUA.

 

“Após receber notificação oficial do secretário de Estado dos EUA, sr. Rex Tillerson, como diretora-geral da Unesco eu quero expressar meu profundo lamento com a decisão dos Estados Unidos da América de se retiraram da Unesco”, disse a diretora-geral da agência, Irina Bokova, em comunicado.

 

A diretora-geral acrescentou que a decisão dos EUA representa uma derrota para o multilateralismo e para a família ONU.

 

Os Estados Unidos haviam cancelado em 2011 sua contribuição financeira substancial para a Unesco em protesto contra decisão da agência de conceder ao palestinos o status de membros plenos.

 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 12/10/2017 Goleada: Putin reeleito na Rússia com 76,6%

Em seu discurso após declarar vitória, neste domingo, presidente reeleito afirma que Rússia está fadada à vitória.

Mundo 12/10/2017 Físico Stephen Hawking morre aos 76 anos

Hawking chamava atenção pelo contraste entre sua vitalidade intelectual e sua fragilidade física. Ele sofria de doença degenerativa.

Mundo 12/10/2017 Apple tem lucro recorde no trimestre

Trata-se do melhor trimestre da história da companhia. Uma alta de 12% em relação ao mesmo período de 2016.

Mundo 12/10/2017 Justiça do Peru cobra R$ 1 bi da Odebrecht

Trata-se de reparação pelos danos e prejuízos causados ao país pela corrupção praticada pela empresa, uma das estrelas da Lava Jato.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO