Mundo

Investimento da China no Brasil em 2017 atinge máxima de 7 anos

POR Colunista Mundo | 19/01/2018
img/noticias/Investimento da China no Brasil em 2017 atinge máxima de 7 anos
A

A China investiu 20,9 bilhões de dólares no Brasil em 2017, maior valor desde 2010 uma vez que a recessão ajudou a reduzir os preços de ativos e atraiu investidores, de acordo com o Ministério do Planejamento brasileiro.

 

Os setores de energia, logística e agricultura atraíram o maior volume de capital chinês, incluindo investimentos nos campos de petróleo do pré-sal e o acordo de 2,25 bilhões de dólares da chinesa State Power Investment Corp para operar a usina hidrelétrica de São Simão.

 

O dado de investimentos de 2017 considera investimentos confirmados e anunciados, mas não considera acordos como a compra pela companhia chinesa de transporte urbano por aplicativo DiDi Chuxing do controle da brasileira 99, já que empresas privadas não divulgam o tamanho do acordo.

 

O governo brasileiro projeta que o investimento chinês continue aumentando este ano uma vez que os preços de ativos continuam baixos após a recessão que terminou ano passado.

 

“O Brasil tem muito menos investimento do que precisamos...precisamos de investidores estrangeiros”, disse o Secretário de Assuntos Internacionais, Jorge Arbache, em entrevista.

 

Segundo ele, as eleições presidenciais deste ano não devem desacelerar o investimento chinês.

 

“Quando conversamos com os chineses sobre esse ser um ano eleitoral, um ano com um forte componente político, os chineses mostram que têm uma visão de longo prazo para o Brasil”, disse Arbache. “É improvável que eles reduzam sua presença.”

 

Um fundo bilateral lançado em 2017 para direcionar 20 bilhões de dólares em financiamentos de bancos estatais chineses e brasileiros vai avaliar a primeira série de projetos no fim de janeiro.

 

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 19/01/2018 Goleada: Putin reeleito na Rússia com 76,6%

Em seu discurso após declarar vitória, neste domingo, presidente reeleito afirma que Rússia está fadada à vitória.

Mundo 19/01/2018 Físico Stephen Hawking morre aos 76 anos

Hawking chamava atenção pelo contraste entre sua vitalidade intelectual e sua fragilidade física. Ele sofria de doença degenerativa.

Mundo 19/01/2018 Apple tem lucro recorde no trimestre

Trata-se do melhor trimestre da história da companhia. Uma alta de 12% em relação ao mesmo período de 2016.

Mundo 19/01/2018 Justiça do Peru cobra R$ 1 bi da Odebrecht

Trata-se de reparação pelos danos e prejuízos causados ao país pela corrupção praticada pela empresa, uma das estrelas da Lava Jato.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO