Mundo

O que a Catalunha pode perder em caso de independência?

POR Colunista Mundo | 10/10/2017
img/noticias/O que a Catalunha pode perder em caso de independência?
S

Se levar a cabo a proposta de se separar da Espanha e oficializar a declaração unilateral de independência, a Catalunha pode sofrer graves consequências econômicas. O pior dos cenários possíveis adviria do rompimento da União Europeia. Os líderes da UE já disseram que a Catalunha, caso declare-se independente, não gozaria da adesão imediata ao bloco: teria que passar por um longo processo de formatação de adaptação, que levaria anos. E este extenso período poderia ser fatal para muitas famílias catalãs. 

 

A saída do bloco representaria, por exemplo, um baque na área científica, já que empresas e universidades não poderiam participar de programas de pesquisa europeus. A Catalunha tem 1,5 bilhão de euros assegurados por um fundo de pesquisa da UE para o período entre 2014 e 2020. 

 

A Generalitat (o governo catalão) disse que a Catalunha não deixará de utilizar o euro mesmo se ficar fora da zona da moeda. Seria uma forma de garantir segurança jurídica às transações empresariais de suas companhias. No entanto, pode ser difícil manter o euro na região, porque há risco de haver uma fuga de empresas e capitais que não permitiria dar conta de pagamentos como os salários de seus funcionários nem nos primeiros cem dias.

 

Como seria difícil manter ou conseguir euros, o estado catalão teria que imprimir sua própria moeda. E ela seria brutalmente inflacionária. A inflação geraria uma corrida de pessoas aos bancos para sacar euros, o que provocaria um aumento ainda mais vertiginoso da inflação com a nova moeda local. O primeiro efeito deste desequilíbrio seria o encarecimento da inflação e a fuga (ou fechamento) de empresas da região. 

 

Outro fator que deve contribuir com a fuga de empresas seria o cancelamento de incentivos fiscais em caso de exclusão da região da zona do euro. Elas, em tese, buscariam regiões da Espanha onde os incentivos são válidos. Também seria uma maneira de fugir ao eventual boicote que espanhóis poderiam declarar a marcas sediadas na Catalunha. 

 

Estima-se que esta balbúrdia possa causada uma queda de até 25% no PIB da região. Os independentistas acreditam que a recessão não seria maior do que 4%.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 10/10/2017 Redes sociais estão dilacerando sociedade, diz ex-executivo do Facebook

Chamath Palihapitiya afirma que internet constrói mundo sem discursos civis, sem cooperação, com desinformação e com falsidade.

Mundo 10/10/2017 Argentina: juiz manda prender Cristina Kirchner

Suspeita-se que Cristina sabia da atuação do Irã no atentado à sede da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) em 1994, que matou 85.

Mundo 10/10/2017 Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

O status de Jerusalém tem sido um dos problemas mais espinhosos dos esforços de paz do Oriente Médio

Mundo 10/10/2017 Ministro da Fazenda disputa Presidência… no México. É o sonho de Meirelles

Ex-ministro da Fazenda que disputa Presidência contra populista de esquerda. Poderia ser narrativa brasileira, mas isto acontece no México.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO