Mundo

Papa adverte América Latina sobre corrupção e menciona a Odebrecht

POR GBrasil | 22/01/2018
img/noticias/Papa adverte América Latina sobre corrupção e menciona a Odebrecht
O

O papa Francisco completou sua viagem ao Chile e ao Peru neste domingo alertando que a América Latina estava em uma profunda crise pela corrupção, com a política na maioria dos países “mais doente do que bem”.

 

Falando em observações improvisadas aos bispos, ele mencionou o escândalo envolvendo a brasileira Odebrecht, que admitiu pagar bilhões em subornos, como um exemplo de ganância descontrolada por todo o continente em que nasceu.

 

Enquanto estava sentado ao lado do presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, na sexta-feira, o papa disse que todas as partes da sociedade precisavam trabalhar para combater a corrupção.

 

Neste domingo, ele falou mais amplamente. “A política está em crise, muito em crise na América Latina”, disse ele, ao mesmo tempo que menciona paraísos fiscais e tráfico de drogas.

 

Em uma rara declaração para um papa, ele nomeou uma empresa específica. Francisco disse que a Odebrecht, que confessou em um acordo de leniência em 2016 pagar bilhões em troca de contratos em 10 países da América Latina, na verdade era apenas uma pequena parte do problema.

 

O papa falou sobre corrupção em viagens anteriores à América Latina. No Paraguai em 2015, ele disse que era uma “praga, uma gangrena da sociedade” e desde então expandiu a metáfora da doença. (da Reuters)

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Mundo 22/01/2018 Apple tem lucro recorde no trimestre

Trata-se do melhor trimestre da história da companhia. Uma alta de 12% em relação ao mesmo período de 2016.

Mundo 22/01/2018 Justiça do Peru cobra R$ 1 bi da Odebrecht

Trata-se de reparação pelos danos e prejuízos causados ao país pela corrupção praticada pela empresa, uma das estrelas da Lava Jato.

Mundo 22/01/2018 Venezuela: Maduro antecipa eleição presidencial para abril

Prevista para dezembro, consulta eleitoral será realizada até dia 30 de abril. Cabe à Comissão Eleitoral definir a data exata.

Mundo 22/01/2018 Após MeToo, aplicativo permite dar consentimento legal a sexo

LegalFling, que permite que usuários estabeleçam com quais práticas estão ou não confortáveis, registra o consentimento.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO