Rondônia

Produção de água mineral em Rondônia terá controle contra fraude

POR Colunista RO | 16/06/2017
img/noticias/Produção de água mineral em Rondônia terá controle contra fraude
A

Atento ao controle sanitário e à sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), gerado a partir da comercialização clandestina de água mineral, o governo de Rondônia instituiu, por meio da Lei 4.062/2017, a obrigatoriedade de aposição do Selo Fiscal de Controle em vasilhames de água mineral natural ou água adicionada de sais minerais, ainda que provenientes de outros estados.


Com isso, a partir de agora o controle fiscal de toda produção e a qualidade do conjunto de produtos oferecidos no mercado serão aprimorados pelas empresas que desenvolvem a atividade de tampagem, envase e comércio de galões de água mineral, que serão fiscalizadas quanto ao cumprimento da legislação, de modo a identificar as empresas que produzem regularmente, e aquelas que por ventura estejam à margem da legalidade, gerando prejuízos fiscais ao estado e possivelmente à saúde dos consumidores.

 

A previsão dos órgãos de vigilância sanitária e da própria Secretaria de Finanças (Sefin) é de que a obrigatoriedade do selo vai permitir um importante reforço no controle sanitário da produção e, principalmente, impedir a sonegação de ICMS decorrente da venda clandestina do produto, que pode configurar concorrência desleal em relação aos contribuintes regulares com o Fisco Estadual.

 

De acordo com a definição dos dispositivos da lei, será exigida a aposição de Selo Fiscal de Controle em vasilhame de 10 e 20 litros, acondicionador de água mineral natural ou água adicionada de sais, e aplicadas penalidades (multas) em caso de descumprimento da legislação por parte dos contribuintes do ICMS, que podem chegar até a 20 UPFs.

 

O objetivo do estado neste processo, com a criação ou regulamentação das normas deste setor, é ampliar os mecanismos de controle da cadeia produtiva e da comercialização da água mineral, além de permitir melhor fiscalização nos aspectos relacionados ao meio ambiente e à saúde pública, aspectos da política pública do governo de Rondônia, que integra o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado (PDES).

 

(Governo do Estado de Rondônia)

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Rondônia 16/06/2017 Confúcio Moura atrai investidores em biodiesel e derivados de petróleo

O governador Confúcio Moura é o anfitrião do 5º Fórum de Governadores do Brasil Central

Rondônia 16/06/2017 Assembleia: nova sede fica pronta até fevereiro

Informação é do presidente da Casa, deputado Maurão de Carvalho (PMDB), e foi publicada no site Rondônia Agora.

Rondônia 16/06/2017 Concurso na Assembleia terá mínimo de 100 vagas e salários acima de R$ 10 mil

Entre as vagas a serem abertas está a de procurador, com salário acima de R$ 10 mil.

Rondônia 16/06/2017 Assembleia Legislativa aprova realização de concurso

Certame preencherá vagas a serem definidas em edital que começa a ser preparado agora. Proposta foi apresentada pela Mesa Diretora.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO