Tocantins

Gaguim ganha força com Baldy no Ministério das Cidades

POR Colunista TO | 19/11/2017
img/noticias/Gaguim ganha força com Baldy no Ministério das Cidades
&

 

A ascensão do deputado federal goiano Alexandre Baldy ao Ministério das Cidades reforça enormemente a posição do também deputado federal Carlos Henrique Gaguim (TO). Amigos pessoais entre si e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), os dois parlamentares deixaram recentemente o Podemos, feudo do senador Álvaro Dias, para manter a fidelidade ao presidente Michel Temer (PMDB). Gaguim e Baldy são, atualmente, dois dos principais articuladores do Congresso Nacional e este novo ato de lealdade deixou o Palácio do Jaburu em dívida com ambos.

 

Baldy hoje caminha para ingressar no PP, dos senadores Ciro Nogueira e Wilder Morais. Gaguim recebeu convite diretamente de Maia para que filie-se ao DEM. O partido do presidente da Câmara promete empenho para tornar realidade as pretensões do ex-governador do Tocantins de conquistar, em 2018, uma cadeira no Senado.

 

Gaguim sai do podemos tranquilo. Foi leal e verdadeiro com o partido ao optar por manter o compromisso com Michel Temer e com a superação da crise. Hoje o Podemos se posta ferozmente na oposição ao governo federal, situação que tem feito a bancada federal definhar. A avaliação dos analistas políticos também é de que o Podemos ficou pequeno para Gaguim. O partido terá tempo ínfimo na TV e recursos limitados do Fundo Partidário para financiar seus candidatos.

 

Em conversa com a reportagem do GBrasil, Gaguim disse não ter decido-se, porém, se vai mesmo para o DEM. É que ele recebeu também outro convite difícil de recusar, que partiu do governador de Goiás, Marconi Perillo: "Se o Marconi virar presidente nacional do PSDB eu vou me filiar", confidencia.

 

O tocantinense não acredita em uma saída traumática do PSDB do governo federal, a considerar os últimos movimentos da disputa interna pelo comando do tucanato. Para ele, Marconi será capaz de promover um diálogo franco de modo a preservar os interesses maiores da nação, que é a estabilidade e a preservação de um ambiente pacífico para que o país continue firme no caminho da superação da crise (econômica e política).

 

 

Intimidade

 

À parte de suas alternativas partidárias, Gaguim também tem aconselhado Baldy na intimidade sobre o futuro do amigo. Acredita que o anapolino teria muito espaço para crescer na política caso ingresse no PMDB pelas mãos de Temer, tendo por intermediário o colega Daniel Vilela. Ele revela que Baldy também tem sido assediado para que retorne ao PSDB. O problema é que, para voltar ao ninho, o goiano teria de abrir mão do ministério, situação que Gaguim não vê com maus olhos.

 

Gaguim questiona a conveniência política de um mandato tampão no Ministério das Cidades (caso queira se candidatar Baldy deverá deixar a Pasta ao final de março). Acha que o amigo deveria focar na sua reeleição e em seu projeto futuro, pois acredita que Baldy tem capacidade para ser o próximo ministro da Fazenda.

 

"O Baldy é brilhante. Todas as pautas mais importantes da Câmara hoje passam pelas suas mãos e não há um dia sequer que não converse longamente com o Maia. O Baldy simplesmente salvou os estados do Brasil Central de um retrocesso enorme com sua atuação pela convalidação dos incentivos fiscais. Sua participação foi essencial e determinante para preservar o desenvolvimento e os empregos da nossa região", avalia.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Tocantins 19/11/2017 Projeto da hidrovia do Rio Tocantins começa a virar realidade

Marcelo Miranda assinou parceria com Porto de Amesterdã

Tocantins 19/11/2017 Tocantins passa a pagar 13º salário no mês de aniversário

Nova forma de pagamento não se aplica aos servidores públicos civis e militares inativos e pensionistas, que continuam a receber em dezembro

Tocantins 19/11/2017 Marcelo Miranda discute incentivos fiscais com associações comerciais

Governador destacou que reconhece as dificuldades do setor

Tocantins 19/11/2017 Procurador Mário Lúcio Avelar veste figurino de candidato

Procurador que ganhou notoriedade com investigações contra Roseana Sarney negocia candidatura ao governo do Tocantins com PSol.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do GBrasil oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES
  • Show da Manhã - Jovem Pan-GO